sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sopa

É fundamental. As sopas passaram a fazer parte do meu quotidiano.Um prato cheio ao almoço e um outro ao jantar, sempre. De legumes. Com o que tivermos de legumes em casa, basta juntar todos, acrescentar pouca água e sal e no final, e depois de cozidos os legumes, passar com a varinha mágica, adicionar mais água se necessário e uma colher de sopa de azeite. Não podia ser mais simples, nem mais rica.

É super nutritiva e enche-nos o estômago de coisas boas. Claro que dispensamos a batata, o feijão, massas...
Mas há tanta variedade, que não há necessidade de sentirmos falta destes alimentos: cebola, alho, alho-francês, courgettes, cenouras, couve-flôr, nabiças, agriões, espinafres, abóbora e até maçã!

Um sem fim de opções, que nos permite ir variando os sabores, experimentar novas receitas, e ...quem sabe?..inventar também. Vale a criatividade! No meu caso, faço sempre para durar cerca de 2 dias e meio, pelo que nunca preciso de congelar.

Mas se quisermos poupar tempo, podemos sempre fazer a sopa da semana Domingo à noite ou à tarde, congelar em porções individuais para a semana, contabilizar para almoço e jantar, e assim ficamos com a vida facilitada!

DICA: caso haja jantares/almoços/festas com amigos, família, etc, em que não sabemos o que vamos comer, é fundamental não sair de casa sem comer um prato cheio de sopa e uma peça de fruta. Sacia, teremos menos fome e portanto evita a tentação de debicarmos tudo o que virmos à frente e ajuda-nos a racionalizar o que vamos comer no evento, optando por aquilo que é mais saudável.


 E NUNCA com as natas desta imagem...

                                      Fotografia de stock: Carrot soup with sour cream and thyme…

5 comentários:

  1. Receita simples, excelente e recomendada de sopa:
    2 dentes de alho, 1kg de courgettes e um raminho de coentros. Faz-se a sopa como está descrito acima e fica fantástica, super cremosa (parece saída da Bimby) com a vantagem de quase não dar trabalho a preparar os legumes. Até a courgette pode ser com ou sem casca, consoante se prefira a sopa mais "cara-pálida" ou mais tipo "shrek".

    ResponderEliminar
  2. Com sopa sabe bem fazer dieta!! :) É um óptimo truque esse que deste!

    ResponderEliminar
  3. Migaça experimentei hoje a sua receita e é óptima! Muito obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  4. Adoro uma boa sopa, mas visto que é sempre esse o meu jantar às vezes estou um bocadinho farta!

    ResponderEliminar