terça-feira, 22 de maio de 2012

Legumes p'ra que vos quero!!

Os Legumes são uma parte importantíssima deste plano, e de qualquer outro, diria eu.

No meu caso, sopa sempre antes do almoço e do jantar e ainda naqueles casos que já vos falei neste post.
No prato principal, ao almoço, ocupa metade do prato, assim:  

E ao jantar, 3/4, ou seja, proteínas e legumes, somente. Posso comer na quantidade que quiser. Encher, encher, encher para enganar a fome que aí vem, sobretudo à noite.

E que legumes estou eu a falar?

Pois bem, em primeiro lugar de saladas. Gosto muito das saladas, sobretudo ao almoço: alface, cenoura ralada, tomate, coentros, pepino, etc. Sempre temperada com MENOS do que uma colher de sopa de azeite, com vinagre ou limão e de preferência com pouco ou nenhum sal.

E em segundo lugar, legumes que podem ser cozinhados de mil e uma maneiras: cozidos, ao vapor, estufados, etc.

Lá em casa gostamos todos de não sujar muitos tachos e panelas, e por isso quanto mais simples e saboroso, melhor. Uma receita que fiz anteontem:

2 beringelas
1 courgette
1 alho francês ou uma cebola
Uma mão cheia de feijão chicote (uma espécie de feijão verde mas mais pequeno, vende-se congelado)

Cortei as beringelas ao meio e retirei a polpa às 4 metades. Ficaram uns barquinhos que foram navegar para o forno a 180º enquanto fazia o resto.

Num tacho pequeno e com alguma altura, desfiz o recheio das beringelas em pedaços pequenos, juntei courgettes também em pedaços pequenos, o alho francês, o feijão chicote, UMA colher de sopa de azeite (chega perfeitamente), sal e fechei a tampa. Deixei estufar um pouco, até cozer, mas não em demasia, para que ficassem estaladiços.

Depois foi só colocar o recheio nos barquinhos de beringelas saídos do forno, umas sementes de linhaça a enfeitar e já está!

Fácil e rápido.

Bróculos cozidos e temperados com azeite (pouquíssimo) e limão também são óptimas companhias:

Couve-flôr cozida, pimentos, outras variedades de couves, ervilhas...enfim, todo um leque variado de opções que não são caras e que a nós só fazem é BEM...





1 comentário:

  1. Já vi que andas muito empenhada ;) Eu ao jantar só como sopinha!

    ResponderEliminar